A ideia do “Aquece Cuiabá” surgiu em nosso primeiro inverno frente à gestão (2017), naquele momento de baixas temperaturas na nossa capital, não poderíamos deixar de pensar em tantas pessoas e famílias que, sem condições financeiras para se agasalharem devidamente, sofrem com o frio! Os moradores de ruas, e de abrigos, claramente são os mais penalizados e muitos deles acabam não resistindo às baixas temperaturas das noites frias. Diante dessa situação, resolvemos unir forças e realizar um grande projeto: A Campanha DOE AMOR, DOE COBERTOR.

No início tínhamos a meta de arrecadar cerca de 10 mil cobertores e fomos surpreendidos com o dobro. Na primeira edição do “Aquece Cuiabá”, recebemos 20 mil cobertores, e assim, conseguimos diminuir o sofrimento daqueles que não tem como se aquecer. Na segunda edição (2018) a arrecadação foi 22 mil e na terceira edição (2019) foram 25 mil cobertores. Consolidando assim a ação como a maior campanha de Inverno do Centro-Oeste.

Com a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil, diversas redes se formaram para captar recursos em combate ao vírus e ajudar famílias em situações de vulnerabilidade. O Núcleo trabalhando em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, distribuiu os cobertores arrecadados na edição anterior.

Neste momento de pandemia, o abraço está temporariamente revogado, por isso, o abraço à distância pode ser o cobertor.

Em função dessa pandemia tivemos de adequar a Campanha do Agasalho para a proteção das equipes que trabalham e das pessoas que doam. E optamos por lançar essa 5ª edição do “Aquece Cuiabá”, em formato virtual.

A arrecadação dos cobertores podem ser realizadas pelo site www.aquececuiaba.com.br.

Dessa forma, qualquer pessoa, de qualquer lugar, poderá colaborar e fazer um inverno mais quente para quem tanto necessita! Assim manteremosviva em nossas tradições o nosso calor humano que é dos cuiabanos pela própria natureza. Participe conosco, Doe amor, DOE COBERTOR e nos ajude a levar mais esse gesto de humanização a quem tanto precisa!

Márcia Kuhn Pinheiro Primeira-dama de Cuiabá