Força-tarefa a pedido da primeira-dama intensifica entrega cobertores à população em situação de rua

A primeira-dama Márcia Pinheiro pediu à Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, uma força-tarefa para a entrega de cobertores à população em situção de rua.

A ação que já consta habitualmente na atuação social da Equipe de Abordagem Social nos dias de frio foi intensificada, nesta segunda-feira (28), em virtude da forte queda de temperatura na Capital.

“Nós pedimos à secretária que intensificasse esse trabalho porque o frio veio muito intenso e precisamos proteger essas pessoas que estão em extremo estado de vulnerabilidade social. Nossos abrigos também estão em estado de atenção para receber esse público, principalmente com a chegada das frentes frias”, elencou.

Além da entrega de kit de alimentação (marmitas) e o cobertor, a equipe de Abordagem Social da prefeitura busca oferecer os serviços de albergues para o melhor acolhimento da população de rua, além dos demais serviços sociais voltados à retirada das ruas.

“Nossos albergues estão em funcionamento, além do hotel albergue que foi um indicação nossa durante à auge da pandemia e que ainda está ativo oferecendo mais vagas para essas pessoas que estão nas ruas por diversos motivos e que precisam do apoio do setor público para buscarem saída dessa condição de extrema vulnerabilidade”, reforçou Márcia.

Na força tarefa desta segunda-fera, a prefeitura registrou o acolhimento de 13 pessoas em situação de rua que somados aos já albergadas somam mais de 210 pessoas retiradas das ruas. A secretaria entrega, em média, 200 a 270 cobertores nos dias de frio para o atendimento da população de rua. O item de agasalhamento é praticamente descartável ao público em virtude das condições de rua que inviabilizam o armazenamento e zelo da peça.

Fonte: Ruan Cunha