Primeira-dama repassa cobertores à prefeitura que destina a dezenas de entidades sociais

A primeira-dama Márcia Pinheiro repassou à Prefeitura de Cuiabá, nesta quinta-feira (21), no Ginásio Dom Aquino, parte dos 20 mil cobertores arrecadados pela campanha Aquece Cuiabá que foram destinados a mais de 120 entidades sociais indicadas pela Casa de Conselho.

Foram oito mil cobertores disponibilizados aos presidentes dos oito Conselhos Municipais, ligados ao Executivo municipal, que dão o suporte para as entidades filantrópicas que prestam atendimentos sociais para famílias carentes de diversos bairros da Capital.

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, por exemplo, presidido por Antônio de Souza Amaral, possui 12 entidades inscritas de forma direta e mais oito assistidas indiretamente, o que representa em torno de três a quatro mil famílias.

Segundo o presidente, cada uma de suas instituições receberam de 30 a 50 cobertores, adotando uma divisão de equidade para atender o maior número de pessoas possível.

“Atendemos várias famílias ou pessoas que vivem de modo solitário sobrevivendo com apenas um salário mínimo e necessitam de transporte, remédio, fraldas, cadeiras de roda e tantas outras coisas, o cobertor é item importantíssimo, principalmente nesses dias de frio”, contou Antônio.

A importância do cobertor nessa época de frentes frias repentinas que surpreendem a população cuiabana também é destacada pela irmã Terezinha de Fátima Moreira, responsável pela entidade filantrópica Creche Falcãozinho, do bairro Porto.

“Nós vamos levar esses cobertores para os pais das crianças matriculadas na creche e as pessoas carentes da comunidade porque esse cobertor ajuda muito a amenizar oo frio. Pelo menos à noite eles estão aquecido porque são pessoas muito carentes que muitas vezes nem blusa têm”, frisou.

2ª edição

Em seu segundo ano, a campanha Aquece Cuiabá já arrecadou praticamente o mesmo número da edição anterior, cerca de 20 mil cobertores doados até o momento, a arrecadação continua até o dia 5 julho.

Além do Dia D, as entregas aconteceram ao longo das frentes frias registradas na Capital nas últimas quatro semanas e os cobertores, neste caso, foram direcionados aos moradores em situação de rua e às pessoas abrigadas pelos albergues da Prefeitura.

Nessa ação foram em torno de mil cobertores em três entregas, sendo duas delas feitas com cobertores doados nos 10 pontos de coletas espalhados por Cuiabá e adquirido no comércio local devido ao atrasado da remessa vinda de São Paulo em virtude da greve dos caminhoneiros.

“Foram muitos obstáculos, chegamos a ir a São Paulo preocupados com o frio na intenção de agilizar as entregas e graças a Deus eles [cobertores] estão aqui. Agradeço todas aquelas pessoas que doaram e fizeram a campanha acontecer e somente por conta delas, isso tudo foi possível”, ressaltou Márcia Pinheiro, idealizadora da campanha.

O sucesso esse ano foi tão grande que outros grupos e instituições adotaram a mesma metodologia de doação da Aquece Cuiabá como é o caso da Associação das Primeiras-damas de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de São Pedro da Cipa.

“Quero parabenizar a idealizadora disso tudo, a primeira-dama Márcia Pinhero que nesse um ano e meio de gestão tem se mostrado não apenas a primeira-dama, mas a primeira mãe, a primeira amiga, o primeiro apoio, a primeira solidária, a primeira pessoa a liderar campanhas de amor, de fraternidade e de união para um povo tão solidário como o cuiabano”, destacou orgulhoso o prefeito Emanuel Pinheiro.