Primeira-dama vai à comunidades entregar cobertores em decorrência do frio repentino

O frio repentino que atingiu a Capital, nesta segunda-feira (09), fez a primeira-dama Márcia Pinheiro, convocar a equipe de voluntários da campanha Aquece Cuiabá para a ação emergencial de entrega de cobertores em algumas comunidades carentes de Cuiabá. 

No primeiro dia, a ação levou em torno de 520 cobertores aos bairros Poção, Dom Aquino, São Mateus e Jardim Califórnia para unidades municipais de Ensino Infantil.

Segundo Rosângela de Jesus, diretora da creche do São Mateus, responsável por 120 crianças matriculadas na unidade, os cobertores serão importantes para a comunidade, principalmente pelo perfil social dos moradores.

“Nós atendemos 90% do bairro, aqui é uma comunidade extremamente carente que necessita até de doação de roupas de frio para as crianças, portanto são muito importantes esses cobertores para toda a família”, disse.

As doações para as creches municipais foi um pedido feito pelas unidades de ensino à primeira-dama em decorrência das frentes frias que estavam comprometendo o aprendizado dos alunos.

“Nos chegou a informação de que muitas crianças estavam deixando de ir às aulas porque não tinham como se proteger do frio. A realidade é muito cruel, o frio aperta quando chega e não podemos deixar de ajudar essas famílias, principalmente porque isso envolve nossas crianças e a educação delas”, frisou Márcia.  

No segundo dia da ação, outros 200 cobertores foram levados até outras comunidades como: o bairro Serra Dourada, situado na região Norte de Cuiabá, atendendo em torno de 1.200 pessoas, segundo as associações de moradores. Esses bairros também possuem perfil socioeconômico de bastante carência e de necessidade.

“Existem muitas pessoas que realmente não têm com o que se proteger. Esse frio pegou as pessoas desprevenidas e é muito importante essa doação, especialmente porque a primeira-dama se lembrou de nós. Que Deus continue abençoando a Márcia para continuar a ajudar sempre os mais carentes”, disse a presidente da associação Nilda Lopes.

Além dos cobertores, 50 ponchos foram entregues às crianças da comunidade. A vestimenta de frio tradicional do Sul do país foi confeccionada pelo ateliê do programa Siminina com os cobertores doados pela rede de hotéis Mato Grosso.

“Nós entramos como parceiros da primeira-dama para ajudar essas pessoas que tanto necessitam. É um costume de longa data, desde nossos fundadores, sempre ajudar o próximo e ficamos muito contentes em estar pessoalmente vendo o grande bem que essa campanha faz”, externou Valéria Nigro, representante da rede de hotéis Mato Grosso.

Outra remessa de cobertores foi destinada aos moradores do Assentamento Conquista, composto especialmente por Pessoas com Necessidades Especiais. São em torno de 33 famílias, de 25 chácaras da região, localizado próximo aos paredões de Chapada dos Guimarães onde o clima apresenta muita ventania e faz a sensação térmica do frio cair ainda mais.

“São muitas pessoas que precisam porque a maioria delas trouxe as famílias para morar aqui, então existem casas que têm de quatro a cinco pessoas. Os cobertores ajudam muito, principalmente as crianças porque aqui é muito alto, venta demais e as crianças sofrem com o frio. Os cobertores são usados, inclusive, durante o dia enquanto estão  na cozinha ou na sala, pelo fato das casas não possuírem um acabamento bom e o vento adentra o imóvel. O cobertor é nosso escudo!”, explicou Simone de Sá, presidente da Associacão de Moradores do Assentamento Conquista.

Comunidades

O envolvimento da primeira-dama junto às comunidades e sua atuação de promoção social voluntária foi destacada pelo secretário-adjunto de Ações Comunitárias, Jonail Costa.

“A sensação que a população tem é de pessoas presentes, geralmente as pessoas estão acostumadas com aquelas primeiras-damas dos altos eventos da alta sociedade e a Márcia vai de encontro a isso porque ela está presente nos bairros, principalmente os mais carentes e já são várias ações feitas por orientação dela e com isso vemos no rosto das pessoas aquele sentimento de gratidão, o sentimento de que elas estão sendo enxergadas”,

Desde o ano passado a primeira-dama Márcia Pinheiro, busca se inteirar das necessidades sociais dos bairros mais carentes para promover ações voluntárias na intenção de ajudar as pessoas menos favorecida, tudo com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Adjunta de Ações Comunitárias.  

Fonte: Ruan Cunha